• tatigarbarz

O que fazer em Caraíva: um roteiro com dicas imperdíveis

Escolher um lugar entre o rio e o mar e simplesmente relaxar ou aproveitar todas as opções do que fazer em Caraíva. Não tem regra!


Caraíva é um destino perfeito tanto para quem prefere paz e sossego quanto para quem curte passeios, badalação e vida noturna.

Planeje a sua viagem

A chegada de canoa, ruas de areia, casinhas coloridas, banho de rio e mar.

Caraíva é o vilarejo mais isolado de Porto Seguro, distante cerca de 70 km do aeroporto. Saiba mais em como chegar.

As opções do que fazer são variadas durante o ano, proporcionando experiências diferentes na alta temporada (dezembro a março) e demais meses.

Recomendamos uma estadia de pelo menos 5 diárias. Veja pousadas em caraíva.

A praia de Caraíva

Quilômetros tranquilos de praia, rodeados de restinga e coqueiros. Se quer sossego, caminhe um pouco na direção sul. Você irá encontrar longos trechos desertos até avistar um conjunto de pedras, chamadas de ‘Pedra do Nego’. Na maré baixa, ali formam-se piscinas naturais, ótimas para banho.


Caminhando no sentido oposto, há várias opções de bares de praia, com drinks, petiscos, pratos típicos e um clima mais badalado.


No mar, quando tem vento forte, verá vários praticantes de kitesurf.

Quem gosta de yoga, sempre há opções de aula pela manhã e retiros ao longo do ano.

Seguindo pela praia, ao norte, chegará a Praia da Barra, aonde o rio se encontra com o mar.

Praia da Barra: o encontro do rio com o mar

Considerada uma das melhores praias do Brasil, a Praia da Barra é um dos cartões postais de Caraíva. Cadeiras de madeira, sob tendas de tecidos coloridos, são colocadas de frente para o rio ou para o mar. Você escolhe.


As barracas servem coco e cerveja gelada. Se der fome, Sr. Antônio tem o melhor queijo coalho com melado de cana e o Ivan passa com seus salgados.


Na maré baixa, o rio mantém suas características, adentrando o mar. Quando a maré sobe, o rio é invadido pelo azul do mar. De um jeito ou de outro, não tem quem não goste dessas águas calmas, perfeitas para praticar stand up ou caiaque.


Se ficar até o fim de tarde, aproveite para assistir ao pôr do sol. É magnífico.


O que fazer em Caraíva: a vila, o pôr do sol e pontos turísticos


Na Barra ou em qualquer lugar na frente do rio, não deixe de assistir ao pôr do sol.

Na beira do rio também estão a maioria dos restaurantes da vila. Um dos mais disputados é o Boteco do Pará. Com mais de trinta anos de existência, oferece o famoso pastel de arraia.

Ali perto está a casinha com a frase ‘Sorria você está em Caraíva’, pare e faça a foto clássica.


Também reserve momentos para caminhar entre as ruas cheias de espécies da flora e fauna nativa. Aprecie a simplicidade e beleza das casinhas. Não deixe de conhecer a Igreja de São Sebastião de Caraíva, do século XVI, considerada uma das mais antigas do Brasil. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construída com óleo e ossos de baleia. Além de alguns comércios, você vai encontrar Dona Guida, famosa por falar a língua do P.


Passeios em Caraíva


Entre os passseios em Caraíva, com 3 km de caminhada, está a Praia do Satú, de água cristalina. Mais adiante, está a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil.


No sentido oposto, indo de buggy, você conhece a paradisíaca Corumbau.


Descer o Rio Caraíva de boia, partindo da Prainha, é uma opção de passeio diferente e relaxante que agrada todas as idades.


E não deixe de visitar o Centro Cultural Porto do Boi, reserva indígena Pataxó, aonde poderá vivenciar a cultura local.


Quando a noite cai em Caraíva...


Opções do que fazer a noite em Caraíva não irão faltar. A pouca luz e o clima charmoso são convidativos para o jantar e curtir uma música ao vivo. Os restaurantes servem desde uma tapioca caprichada à pratos elaborados pelos chefs locais.


Quem gosta de estender a noite encontrará clima animado no Beco da Lua. O forró de Caraíva é famoso. São duas casas: o Forró do Ouriço e o tradicional Forró do Pelé. A bebida mais pedida: Netuno.


Ainda acontecem sambas e outras festas. A programação fica intensa no verão.

Revéillon, Carnaval e São João em Caraíva também são imperdíveis.


O céu em Caraíva é um espetáculo a parte, considerado o mais estrelado do Brasil. Se estiver na vila no período da lua cheia, não deixe de vê-la nascer no mar e de celebrar a sua chegada no Awê, ritual nas comunidades indígenas do Porto do Boi ou Barra Velha.


17 visualizações

Tati +55 11 99115-3566 (só WhatsApp) |  Nilson +55 11 976160571  | contato@auecaraiva.com.br 

Rua da Lagoa, 1890 - Caraíva – Bahia – Brasil

Política de Privacidade

  • Instagram - Black Circle